terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dilma inclui Temer na equipe de transição

Publicada em 02/11/2010 às 16h19m
Reuters/Brasil Online
BRASÍLIA (Reuters) - A presidente eleita, Dilma Rousseff, incluiu o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), entre os integrantes da coordenação política da equipe de transição de governo, em anúncio feito nesta terça-feira.
Os demais membros que vão coordenar a transição são todos petistas: o presidente do partido, José Eduardo Dutra, e os deputados Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo, informou a assessoria de Dilma em nota.
Dutra, que tem reunião prevista com Temer nesta terça-feira, disse que o vice-presidente eleito vai "na prática coordenar esse processo."
"Ele é o vice-presidente, está acima de nós", disse Dutra a jornalistas após reunião com Dilma e os outros membros do PT que vão participar politicamente da transição.
Dentro da equipe de transição, o ex-ministro Palocci será o responsável pela área técnica, enquanto Dutra e Cardozo serão encarregados da negociação política.
"Eu estou mandatado pela presidente para conversar com os diversos partidos para ouvir as suas sugestões, ouvir seus pleitos, ouvir aquilo que eles entendem como importante para a composição de governo", disse o presidente do PT.
Dutra garantiu que a negociação com os partidos da coligação que apoiou Dilma e também com outras legendas que tiveram membros do lado do PT não vai tratar sobre cargos para o futuro governo.
Além da coordenação política, a equipe de transição terá também um grupo técnico, cujos nomes ainda não foram divulgados. Segundo Dutra, uma lista preliminar com 30 pessoas foi encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
DESCANSO
Na quarta-feira a presidente eleita vai viaja para tirar alguns dias de descanso. É possível que Dilma passe o período em Porto Alegre, ao lado da filha Paula e do neto Gabriel, mas o destino não foi confirmado.
Dilma depois irá acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Seul, na Coreia do Sul, onde ocorre reunião do G20 e onde ele vai apresentá-la à comunidade internacional. A reunião será entre 11 e 12 de novembro.
Dutra disse que espera apresentar à presidente-eleita um relatório sobre as negociações com os partidos quando a presidente eleita retornar ao país.
"A minha intenção é de que até a volta da presidente Dilma da viagem que ela vai fazer com o presidente da República na semana que vem eu já tenha conversado com todos os partidos, para que eu possa apresentar para ela um panorama geral", disse.
Os trabalhos da transição começam em 8 de novembro.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Bruno Peres)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial